O projeto


Bem vindo ao nosso projeto!



As crianças do Ensino Fundamental I estão na fase operatória concreta que é caracterizada pelo pensamento linear e simplista. Diante disso, propomos uma investigação acerca das ferramentas midiáticas, buscando validar as tipologias textuais que conhecem e apresentando outras formas de textos como artística, de áudio e vídeo, buscando viabilizar a compreensão da dimensão social do qual eles estão inseridos.
O trabalho de educomunicação permite que a criança conheça e utilize as diferentes mídias compreendendo a sua função social através da interatividade e construção de produtos durante o ano letivo.




EDUCOMUNICAÇÃO


Educomunicação é tanto uma prática quanto um conceito na interface entre Educação e Comunicação. Como prática, propõe novos tipos de aprendizagem, utilizando recursos tecnológicos e novas relações na comunicação, mais democráticas, igualitárias e menos hierarquizadas.
O conceito de Educomunicação entendido pelo professor Ismar Soares é “o conjunto das ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos destinados a criar e fortalecer ecossistemas comunicativos em espaços educativos presenciais ou virtuais, tais como escolas, centros culturais, emissoras de TV e rádios educativos”, e outros espaços informais ensino aprendizagem.
Com a utilização da educomunicação estudamos e trabalhamos em cima de nossas atitudes, em nossos comportamentos, em nossos valores, e nossas decisões considerando as relações com o mundo e com os fatores sociais, políticos, culturais e econômicos. Nesse sentido, o desafio é como inserir na escola e na educação, conteúdos comunicativos que contemplem experiências culturais heterogêneas, através das novas tecnologias da informação e da comunicação.
Possivelmente o primeiro a utilizar o termo educomunicação foi o jornalista argentino Mário Kaplun, referindo-se a processos de jornalismo alternativo e projetos de rádio comunitária, porém o conceito tem sido ampliado, atualizado e reformulado, com grande contribuição do NCE: Núcleo de Comunicação e Educação da ECA / USP.
Segundo pesquisa realizada pelo NCE, são alguns pilares da educomunicação: 1. Educação para recepção crítica. 2. Expressão comunicativa através da arte. 3. Mediações tecnológicas no espaço educativo. 4. Gestão dos processos comunicativos. 5. Reflexão epistemológica sobre a inter-relação Comunicação/Educação. No Brasil os estudos sobre educomunicação estão muito avançados, havendo faculdades com cursos de graduação e especialização. No entanto, entende-se que o educomunicador não é formado na e pela academia, mas sim no prática educomunicativa, que pode acontecer dentro ou fora da escola, em ambientes formais ou informais de aprendizagem. O educomunicador pode ser formado também na produção de midias, quando preocupada com a pluraridade cultural, participação popular, a consciência crítica e demandas que não costumam interessar à mídia comercial.
Fonte: Wikipedia

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